Login

Breve Histórico

Newsflash 4

Assim, temos que a Irmandade de Alcoólicos Anônimos surgiu em 10 de junho de 1935 nos Estados Unidos da América, ou seja, há 71 anos. Ao longo de todo esse intervalo de tempo, cresceu de forma contínua e consciente. Ou seja, o crescimento não teve um contorno senoidal, ora para cima ora para baixo, e isso é muito importante para apreciar a consistência e o vigor desta forma de associação humana. É importante ainda acrescentar que poucos são os fenômenos sociais ou mesmo instituições que mostraram tal consistência e longevidade. Por outro lado, difundiu-se para cerca de 150 países do mundo e aqui vale ressaltar que ultrapassou fronteiras não só físicas, mas, sobretudo sociais: lingüísticos, culturais, religiosos, étnicos, etc. Isto é, alcançou seres humanos de todas as raças, de todas as religiões e de muitas e diferentes culturas.

 

area thumb Num primeiro momento, irradiou-se por todos os Estados Unidos. Num segundo, alcançou o norte da Europa e se difundiu por países anglo-saxônicos e de cultura predominantemente protestante. Depois, chegou ao centro e ao sul do continente europeu, ou seja, a países de cultura predominantemente católica. A seguir, alcançou a América Latina, a África e os países do leste europeu. Numa terceira onda, chegou aos países do leste asiático, podendo-se afirmar que Alcoólicos Anônimos está se consolidando como o que, em sociologia, se conhece como um fenômeno mundial, e este é um fato notável.

 

No Brasil, o primeiro grupo surgiu em 5 de setembro de 1947 e, a partir dos anos 60, tem crescido num ritmo impressionante, de tal forma que hoje existem cerca de 6.000 grupos com aproximadamente 180.000 membros em recuperação.

 

Fazendo uma imagem simples, podemos dizer que em 1935 eram apenas dois os membros de Alcoólicos Anônimos e que hoje são dois milhões de membros espalhados por quase todos os países do mundo.